domingo, 12 de abril de 2015

Link Útil

Oi pessoal...


Sobre o assunto que gerou mais discussão em nossas aulas "Dispositivos de Entrada e Saída" deixo aqui um link muito bom e bem esclarecedor sobre o tema.

"O que são dispositivos de entrada e saída?" http://www.logandoti.com/o-que-sao-dispositivos-de-entrada-e-saida/

Lembrando que, embora o site não mostre, vimos nas aulas que o pendrive, o cd e a impressora multifuncional (impressora, xerox e scanner) são dispositivos de função dupla(entrada e saída).

Qualquer dúvida, mandem e-mails para: mila.arruda@gmail.com

Hardware x Software

Boa noite queridos,

O Post de hoje tem a finalidade de esclarecer uma certa confusão que muitos fazem sobre hardware e software, já que são nomes parecidos e em inglês. Mas a diferença entre eles é mais fácil do que parece.
Pra começo de conversa, todo computador pra funcionar precisa de um conjunto de hardware e software. O hardware (do inglês hard=duro e ware=produto/mercadoria) é a parte física do computador, ou seja, a parte que podemos tocar. É formada pelos componentes do computador como teclado, mouse, monitor, gabinete, placas, chips, processadores e tudo o mais que podemos ver ou pegar.

Já o software (do inglês soft=mole/leve e ware=produto/mercadoria) é a parte lógica do computador, ou seja, a mente que comanda a máquina. É o software que torna o computador utilizável para nós. São essencialmente os programas e aplicativos, tais como os sistemas operacionais(Windows, Linux, Android, IOS), Microsoft Word, PowerPoint, anti-vírus, calculadora, jogos, dentre outros. O software tanto pode vir já instalado no computador quanto ser baixado através da internet.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Slides da Aula - Diferenças entre Hardware e Software

Bom dia!!!


Post bem rapidinho apenas para deixar disponível para vocês os slides da aula sobre hardware e software. Em breve, postarei sobre as partes do computador e os dispositivos.
Não deixem de ver os slides.
Beijinhos :**









quinta-feira, 9 de abril de 2015

Tipos de Computadores

Boa noite meus queridos alunos,



Hoje o post é bem simples e de fácil entendimento Percebe-se que diante da vasta tecnologia que existe por aí, muitas vezes nos sentimos perdidos com tantos equipamentos dos mais diferentes tipos e tamanhos. Todos eles nos permitem acessar a internet, jogos, fazer trabalhos e tudo mais, porém com algumas diferenças em escala e no desempenho.
Então,  a fim de auxiliar nossos estudos, explicarei aqui resumidamente, a divisão dos computadores, enfatizando seus tamanhos e funções.
Com base no porte (tamanho), temos os de grande porte (mainframes), médio porte (minicomputadores) e pequeno porte (microcomputadores), sendo estes divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e outros).

  • Os Mainframes são computadores de grande porte usados por bancos e órgãos de governo e os supercomputadores são destinados para tarefas que exigem volumes enormes de processamento, como pesquisas científicas e previsão do tempo. Tem um custo bastante elevado.     
  • Os Minicomputadores são de médio porte e com a criação e popularização dos microcomputadores, a diferença entre eles caiu em desuso.
  • Os Microcomputadores são de pequeno porte e estão subdivididos em: 
  1. de mesa ou desktops, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações. São usados como computador pessoal ou de trabalho e são mais acessíveis.
  2. os portáteis como o laptop ou notebook (maior e com versões para crianças), o netbook (mais leve e mais fino, porém menos potente), o ultrabook (ultrafino e muito potente), o palmtop (computador de mão, usado para trabalhos mais simples), o tablet (fino e pequeno com tela sensível ao toque) e os smartphones que são telefones celulares que contam com alguns dos recursos de um computador. 

Temos outros tipos de computadores como os vídeo-games, que são um tipo especializado de computadores utilizados exclusivamente para jogar, mesmo não tendo todas as funções de um computador, muitos vídeos-games novos permitem que você navegue na internet, além de jogar online com outras pessoas de todas as partes do mundo.Temos também as televisões Smart TVs que incluem aplicativos que permitem o acesso à diferentes conteúdos online.Você pode ver vídeos no YouTube, compartilhar informações com seus amigos no Facebook, falar por Skype, ver filmes no Netflix ou qualquer outro serviço de filmes por internet.


Playstation 4
Smart TV

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Steve Jobs - Da maçã à construção de um poderoso império

Olá meus queridos,


Existe um personagem na Informática do qual eu gosto muito e me inspiro. Já falamos sobre ele aqui.
É o Steve Jobs!! Este norte-americano revolucionou a história da computação com sua inteligência, criatividade e vontade de mudar o mundo.
Se você ainda não ouviu falar nele, certamente já viu ou usou um Iphone ou Ipad, ou provavelmente já assistiu a algum filme da Pixar Studios. Todos esses têm o dedo do Steve Jobs.


Então, senta que lá vem história:

Steven Paul Jobs (1955-2011), dono da Apple, diretor executivo da Pixar Studios e maior acionista individual da Walt Disney Company foi um cidadão marcante, à frente de seu tempo. Ficou conhecido por ter criado, ao lado de Steve Wozniak, seu parceiro executor de ideias, uma das marcas que hoje se tornou símbolo de desejo de consumo de muita gente – a Apple, a marca da Maçã.
Mas por que uma maçã? Steve tinha uma pequena fazenda com pés de maçãs e foi ao voltar da fazenda, que teve a ideia de chamar sua empresa de Apple, sendo também uma forma de sua empresa ser facilmente encontradas nas listas telefônicas (pois começava com a letra A). Alem disso, Steve Jobs era fã da banda britânica The Beatles, cuja gravadora Apple levava também uma maçã em seu selo. Ele escolheu a maçã como uma forma de homenagear seus artistas favoritos.


Jobs nasceu em São Francisco em 24 de fevereiro de 1955, mas não viveu com seus pais biológicos. Logo que sua mãe deu a luz, ele foi encaminhado para adoção, por falta de condições de seus pais, que eram sírios muçulmanos. Depois, foi novamente rejeitado por um casal que procurava uma criança para adoção, mas preferiram uma menina. Finalmente, um casal o acolheu e, quando completou 17 anos, Jobs entrou na Universidade. Mas abandonou seu curso com apenas 6 meses, devido aos altos custos de mensalidades
Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época. Logo em seguida o Apple I ganhou um sucessor: o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado. A partir daí surgiram outros computadores de sucesso como o Macintosh,causando brigas na empresa, o que fez com que a Apple demitisse Jobs e Wonzniak. Sem eles, a Apple não tinha o mesmo brilho e anos depois a empresa recontratou Jobs e o sucesso retornou.
Jobs não contente só com os computadores, partiu para o mercado da música  criando o Ipod(tocador de músicas) e o Itunes(player que permite downloads das músicas).


Mais recentemente, o que alavancou a marca foi o iPhone, um smartphone de notável tecnologia, com funções de áudio, câmera, internet e muito mais. O iPhone vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas 74 dias. 


                                     

Jobs não foi brilhante e reconhecido mundialmente apenas na Apple. Ao ter sido demitido de sua própria empresa, Jobs queria ampliar seus horizontes e atuou como um dos fundadores da Pixar Animation Studios, que criou os inesquecíveis personagens de Toy Story, Procurando Nemo, Carros, Ratatouille, Wall-E, Monstros S.A. e Os Incríveis. Steve Jobs marcou também o cenário da computação gráfica e animações no cinema mundial. Ele se tornou um dos maiores acionistas da Walt Disney Company, que em 2006 comprou a Pixar. 



Infelizmente Steve Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer no pâncreas, mas seu império, seus produtos, sua marca continuam sempre a nos lembrar deste grande homem. 

Fontes: http://canaltech.com.br/materia/steve-jobs/Steve-Jobs-o-homem-da-Maca/
http://www.tecmundo.com.br/apple/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm

Para aprofundar seus estudos, assista:

Como Steve Jobs mudou o mundo: https://www.youtube.com/watch?v=oAXSpFvYKTM
Discurso Steve Jobs: https://www.youtube.com/watch?v=45xrq0wpqv4
Filme: Piratas do Vale do Sílicio

Leia: Steve Jobs - A Biografia. Disponível para venda em:  http://www.saraiva.com.br/steve-jobs-a-biografia-3672260.html

A História do Computador - Parte 2

Oi pessoal :)


Continuando nossos estudos sobre a evolução dos computadores, chegamos à década de 1950, com o surgimento dos computadores que funcionavam com uma pecinha chamada de transistor. Os transistores eram muito mais rápidos do que as válvulas e os cálculos passaram a ser feitos de segundos para microssegundos.
Já na década de 1970, apareceu o  primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou Era o Apple II, criado em 1977 por um norte-americano chamado Steven Jobs, na época funcionário e depois dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).

O Apple II era parecido com os micros de hoje, pois era fácil de ligar, mexer e transportar. Depois disso, foram aparecendo vários outros. Todos já tinham essa forma básica de hoje: teclado, monitor e unidade central de processamento, a CPU. Esses computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs (do inglês Personal Computer).                               



No início da década de 80, os microcomputadores chegaram ao mercado. Espalharam-se por milhões de casas e empresas no mundo. Com a criação de programas para edição de textos, planilhas e gráficos, eles tornaram-se ferramenta de trabalho e ganharam popularidade. Hoje, milhões de computadores estão ligados em rede na internet.
Um pouco depois da criação do primeiro computador pessoal, Bill Gates, o dono da Microsoft, começou a fazer programas adaptados para os PCs. Gates foi tão esperto, que adaptou um sistema operacional antigo, chamado DOS, aos micros domésticos. Surgia então o Windows, o sistema que roda na maior parte dos computadores do planeta. Hoje Bill Gates é um dos sujeitos mais ricos do mundo.

Para saber mais, acesse:  
Evolução da Informática- Dos primeiros computadores à Internet: https://www.youtube.com/watch?v=Sx1Z_MGwDS8

A História do Computador - Parte 1

Olá galerinha,


Tudo bom com vocês? 
Hoje vamos conhecer resumidamente a história do computador. Onde, quando e como ele surgiu até se tornar o que conhecemos hoje!
Sabemos que o computador nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje e para saber como ele era, vamos voltar um pouco na historia.
Tudo começou há cerca de  quatro mil anos (2000 a.C.) e a necessidade de inventar algo que pudesse ajudar nos cálculos. Povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum "aparelho" para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas (pedaços de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas, nascia o primeiro modelo de Ábaco conhecido.
                                       

Vários e vários aparelhos de calcular foram surgindo ao passar dos anos e cada vez mais aprimorados, até que no século XX, mais precisamente na década de 1940 começou a surgir, nos Estados Unidos, os primeiros computadores, que funcionavam a válvulas. Eles eram enormes, ocupando salas inteiras e pesando cerca de 5 toneladas.
Já em 1946, com a Segunda Guerra Mundial em seu auge, os norte-americanos criaram o ENIAC(sigla para Integrador e Computador Numérico Eletrônico, em inglês). Tinha um metro e meio de altura e mais de 20 metros de comprimento. 
Foi construído  por John Mauchly e John Eckart Jr., ambos americanos. Era muito diferente do que a gente entende hoje por computador. Não tinha monitor nem teclado. Muito menos mouse.
                            

Informática: Informação Automática

Olá pessoal!


Vamos começar nossos estudos??
Que tal começarmos descobrindo o que é Informática e como ela afeta nosso dia-a-dia?

A informática é a ciência que tem como objetivo estudar o tratamento da informação através do computador.



Mas vocês sabem o que é Informação?
A informação é um conjunto organizado de dados, que forma uma mensagem sobre uma pessoa, evento ou fenômeno. Por exemplo: Me chamo Camila e sou professora. Camila e professora são dados sobre mim. Esse conjunto organizado de dados forma uma mensagem sobre a minha pessoa.
É exatamente isso que estudamos na Informática: buscamos e aprendemos informações sobre diversos eventos, fenômenos ou pessoas. Através do computador temos acesso à informações sobre tudo!!!
A informática reúne muitas técnicas que o homem desenvolveu com o objetivo de aumentar as suas capacidades de pensamento, memória e comunicação. A sua área de aplicação não tem limites: a informática é utilizada nos negócios, no armazenamento de informação, nas comunicações, nos transportes, na medicina e em muitos outros setores. Todos nós já fomos ao supermercado, ao banco, ao médico e nos deparamos com um computador, não é mesmo?? O computador está hoje em todas as partes e é importante conhecê-lo e usá-lo com responsabilidade. :)


Para saber mais:  http://queconceito.com.br/informatica

Bem-vindos à minha página Cantinho da Informática

Olá queridos alunos do IEPE,


Esta é minha página sobre Informática e Tecnologia. 
Agora ficou muito mais fácil para vocês aprenderem e tirarem suas dúvidas, seja sobre os assuntos ministrados em sala de aula ou sobre qualquer assunto voltado a informática que vocês se interessarem.
Nessa pagina, postarei conteúdos para complementar seus estudos, links interessantes e muito mais. Ah!Vocês também poderão fazer o download dos slides das aulas e ainda poderão entrar em contato comigo através do correio eletrônico: mila.arruda@gmail.com
Aproveitem!
Bons estudos!
Beijos da Professora Camila.