quarta-feira, 8 de abril de 2015

A História do Computador - Parte 2

Oi pessoal :)


Continuando nossos estudos sobre a evolução dos computadores, chegamos à década de 1950, com o surgimento dos computadores que funcionavam com uma pecinha chamada de transistor. Os transistores eram muito mais rápidos do que as válvulas e os cálculos passaram a ser feitos de segundos para microssegundos.
Já na década de 1970, apareceu o  primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou Era o Apple II, criado em 1977 por um norte-americano chamado Steven Jobs, na época funcionário e depois dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).

O Apple II era parecido com os micros de hoje, pois era fácil de ligar, mexer e transportar. Depois disso, foram aparecendo vários outros. Todos já tinham essa forma básica de hoje: teclado, monitor e unidade central de processamento, a CPU. Esses computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs (do inglês Personal Computer).                               



No início da década de 80, os microcomputadores chegaram ao mercado. Espalharam-se por milhões de casas e empresas no mundo. Com a criação de programas para edição de textos, planilhas e gráficos, eles tornaram-se ferramenta de trabalho e ganharam popularidade. Hoje, milhões de computadores estão ligados em rede na internet.
Um pouco depois da criação do primeiro computador pessoal, Bill Gates, o dono da Microsoft, começou a fazer programas adaptados para os PCs. Gates foi tão esperto, que adaptou um sistema operacional antigo, chamado DOS, aos micros domésticos. Surgia então o Windows, o sistema que roda na maior parte dos computadores do planeta. Hoje Bill Gates é um dos sujeitos mais ricos do mundo.

Para saber mais, acesse:  
Evolução da Informática- Dos primeiros computadores à Internet: https://www.youtube.com/watch?v=Sx1Z_MGwDS8

Nenhum comentário:

Postar um comentário