Olá meus queridos,
Existe um personagem na Informática do qual eu gosto muito e me inspiro. Já falamos sobre ele aqui.
É o Steve Jobs!! Este norte-americano revolucionou a história da computação com sua inteligência, criatividade e vontade de mudar o mundo.
Se você ainda não ouviu falar nele, certamente já viu ou usou um Iphone ou Ipad, ou provavelmente já assistiu a algum filme da Pixar Studios. Todos esses têm o dedo do Steve Jobs.
Então, senta que lá vem história:
Steven Paul Jobs (1955-2011), dono da Apple, diretor executivo da Pixar Studios e maior acionista individual da Walt Disney Company foi um cidadão marcante, à frente de seu tempo. Ficou conhecido por ter criado, ao lado de Steve Wozniak, seu parceiro executor de ideias, uma das marcas que hoje se tornou símbolo de desejo de consumo de muita gente – a Apple, a marca da Maçã.
Mas por que uma maçã? Steve tinha uma pequena fazenda com pés de maçãs e foi ao voltar da fazenda, que teve a ideia de chamar sua empresa de Apple, sendo também uma forma de sua empresa ser facilmente encontradas nas listas telefônicas (pois começava com a letra A). Alem disso, Steve Jobs era fã da banda britânica The Beatles, cuja gravadora Apple levava também uma maçã em seu selo. Ele escolheu a maçã como uma forma de homenagear seus artistas favoritos.
Jobs nasceu em São Francisco em 24 de fevereiro de 1955, mas não viveu com seus pais biológicos. Logo que sua mãe deu a luz, ele foi encaminhado para adoção, por falta de condições de seus pais, que eram sírios muçulmanos. Depois, foi novamente rejeitado por um casal que procurava uma criança para adoção, mas preferiram uma menina. Finalmente, um casal o acolheu e, quando completou 17 anos, Jobs entrou na Universidade. Mas abandonou seu curso com apenas 6 meses, devido aos altos custos de mensalidades
Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época. Logo em seguida o Apple I ganhou um sucessor: o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado. A partir daí surgiram outros computadores de sucesso como o Macintosh,causando brigas na empresa, o que fez com que a Apple demitisse Jobs e Wonzniak. Sem eles, a Apple não tinha o mesmo brilho e anos depois a empresa recontratou Jobs e o sucesso retornou.
Jobs não contente só com os computadores, partiu para o mercado da música criando o Ipod(tocador de músicas) e o Itunes(player que permite downloads das músicas).
Mais recentemente, o que alavancou a marca foi o iPhone, um smartphone de notável tecnologia, com funções de áudio, câmera, internet e muito mais. O iPhone vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas 74 dias.
Jobs não foi brilhante e reconhecido mundialmente apenas na Apple. Ao ter sido demitido de sua própria empresa, Jobs queria ampliar seus horizontes e atuou como um dos fundadores da Pixar Animation Studios, que criou os inesquecíveis personagens de Toy Story, Procurando Nemo, Carros, Ratatouille, Wall-E, Monstros S.A. e Os Incríveis. Steve Jobs marcou também o cenário da computação gráfica e animações no cinema mundial. Ele se tornou um dos maiores acionistas da Walt Disney Company, que em 2006 comprou a Pixar.
Infelizmente Steve Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer no pâncreas, mas seu império, seus produtos, sua marca continuam sempre a nos lembrar deste grande homem.
Fontes: http://canaltech.com.br/materia/steve-jobs/Steve-Jobs-o-homem-da-Maca/
http://www.tecmundo.com.br/apple/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm
Para aprofundar seus estudos, assista:
Como Steve Jobs mudou o mundo: https://www.youtube.com/watch?v=oAXSpFvYKTMDiscurso Steve Jobs: https://www.youtube.com/watch?v=45xrq0wpqv4
Filme: Piratas do Vale do Sílicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário